Translate this Page
ONLINE
1


Partilhe esta Página


O Pentecostal é Reformado?
O Pentecostal é Reformado?

Eu quero tratar neste artigo de um conceito muito importante para todos nós evangélicos pentecostais. Antes de ler este artigo eu recomendo que você leia esses dois outros aqui e aqui para entendê-lo. Será que nós também somos reformados? Isso dependerá do que se entende como reformado. Existem um conceito histórico, um conceito soteriológico (doutrina da salvação) e um conceito doutrinário.

 

No sentido histórico será reformada a igreja que tem uma ligação direta com os movimentos reformadores que existiram na Europa do século XVI. Nesse sentido as igrejas pentecostais não são reformadas, mas herdeiras da Reforma Protestante. Elas não têm essa ligação histórica, mas foram influenciadas por vários movimentos reformados e pós-reformados como: seguidores de Finney, wesleyanismo, pietismo, Movimento de Santidade e outros.

 

No sentido soteriológico se refere às doutrinas do teólogo João Calvino sobre salvação. Ele pregava, entre outras coisas, que a salvação é restrita aos eleitos e que uma vez recebida não pode ser perdida. Nesse sentido algumas igrejas pentecostais são reformadas como a CCB - Congregação Cristã no Brasil que é calvinista, mas a maioria não são. A maioria das igrejas pentecostais são arminianas, ou seja, seguem o ensinamento do teólogo Jacó Armínio que pregava, entre outras coisas, que a salvação está disponível para todos e uma vez recebida pode ser perdida pela apostasia (abandono da fé).

 

No sentido doutrinário refere-se às chamadas cinco solas que resumem o ensino da Reforma: 1- Sola Scriptura (somente a palavra de Deus como regra máxima de fé), 2- Sola Fide (salvação somente pela fé), 3- Sola Christus (mediação entre Deus e os homens feita somente por Cristo), 4- Sola Gratia (salvação somente pela graça) e 5- Soli Deo Glória (somente a Deus a glória). Nesse sentido todas as igrejas pentecostais são reformadas, pois seguem esses princípios básicos da Reforma. Alguns acusam os pentecostais de não seguirem o sola scriptura por acreditarem na atualidade do dom de profecia, o que é falso já que a profecia está sujeita ao escrutínio da palavra de Deus na doutrina pentecostal.

 

Assim, nesse último sentido (o que eu considero o mais correto por ser o mais abrangente levando em conta a complexidade da Reforma) os pentecostais também são reformados. Nós devemos aprender com a Reforma para não cometermos os mesmos erros do passado e, dessa forma, tenhamos nossa identidade cristã bem firmada. A Reforma Protestante nos deixou um legado de fé, coragem e convicção bíblica. Acreditemos nos dons do Espírito Santo, mas não nos esqueçamos do estudo bíblico e da prática dele.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores 

 

Conteúdo Relacionado

O Que é o Pentecostalismo Clássico?